Noutro dia recebi por Orkut a seguinte mensagem de uma protestante:
AMADOS IRMÃOS
Orem pelo Haiti. 80% são catolicos, há poucos protestantes. Mas, infelizmente, a igreja catolica aceita a pratica ao vodu entre seus fiés. Quem estudou teologia ou já estudou um pouco sobre a Historia do cristianismo com certeza sabe como o culto ás imagens, o paganismo começou a ser incluso e aceito dentro do cristianismo catolico, pois é não é diferente nem um pouco da "inclusão" do vodu.
Todos nós sabemos op quanto Deus abomina a idolatria, a necromancia e a feitiçaria.
Tudo está sobre o controle de Deus, e o que ocorreu com o Haiti com certeza é estratégia do Senhor para que o povo se entregue e busque ao Deus verdadeiro.
Vamos orar por aquela nação.
No domingo devo viajar para o Haiti pela Cruz Vermelha Internacional. Estarei ausente alguns dias. Estou fazendo uma reciclagem em resgate. A Terra irá tremer novamente´dentro dos proximos dias, segundo a meterologia e a ONU. Deus abençõe a todos e até breve, se esta for a Sua vontade.
Respondi assim aos 2 primeiros parágrafos:
1) Os haitianos só são católicos nas estatísticas, não nos factos, assim como os suecos são protestantes antes em levantamentos demográficos do que em sua vida cotidiana (a Suécia é um dos países mais ateus do mundo).
E de onde tirastes que "a igreja catolica aceita a pratica ao vodu entre seus fiés"? Ora, o Catecismo da Igreja Católica, compilação oficial de seus ensinamentos, condena claramente as práticas associadas ao vudu em seus parágrafos 2110-2117 como adultério de fé, pecados mortais. É só estudar e ver.
2) A Bíblia proíbe o culto aos ídolos, por serem falsos deuses e uma tentação constante da fé. Mas desde o AT Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente á salvação por meio do Verbo encarnado (Nm 21,4-9; Sb 16,5-14; Jo 3,14-15; Ex 25,10-22; 1Rs 6, 23-28; 7,23-26).
A veneração das imagens não é contrária ao primeiro mandamento. São Basílio, a respeito, disse que "a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original". No mesmo sentido se pronunciou o II Concílio de Nicéia:"quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada".
3) Sim, abomina. Por isso a Igreja Católica, depositária da fé, ensina que tais práticas são pecados mortais, em cuja obstinação final leva o pecador ao inferno, infelizmente.
4) Os desígios de Deus são insondáveis. Essa tragédia pode ser um castigo divino, obra do demônio, mera calamidade natural, etc. Ao invés de tentar sondar o que não se pode sondar, deve-se sim ajudar a população, com trabalho, doações e orações, o que a Igreja Católica já começou a fazer desde o início.
No mais, desejo-lhe bom trabalho e a protecção de Deus em sua missão em terras haitianas!
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)