segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Ucrânia e a União Eurasiana

No blog Notícias da Ucrânia, leio isso hoje.

Yushchenko era categoricamente contra as exclusões. Agora elas existirão. Mais precisamente - já existem: não haverá livre comércio com petróleo, gás, açúcar e álcool. Por enquanto são quatro produtos já conhecidos. Provavelmente haverá muito mais. Podemos supor que a lista de isenções incluirá armas e tubulações. (A Rússia não vai abolir as taxas dos produtos que ela possui e que são importantes e muito necessários aos outros países. Ela vai impor as suas necessidades, mas não permitirá que os outros o façam. Bielorrússia já vive esta situação, mas parece que ainda não aprendeu - O.K.).

Desta maneira, denominar o comércio como livre é complicado. Se o gás e o petróleo não forem incluídos no livre comércio, então falar sobre a liberdade, definitivamente, não vale a pena.

As empresas ukrainianas que consomem o gás russo, mesmo com o imposto de exportação zero, não se beneficiarão com a União Euroasiática. Os produtos russos serão mais baratos porque lá as fábricas consomem o seu gás mais barato.


Eu achava que esse negócio de eurasianismo era mais uma maluquice de uns ideólogos e políticos russos e de brasileiros metidos a "tradicionalistas" do tipo perenialista e admiradores do autoritarismo, mas parece que me enganei. Vou dar mais atenção ao caso, pois ele se mostra como uma força que promete ter grande influência geopolítica num futuro não muito distante.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Opus Dei em Fortaleza

Em Março de 2012, a Prelazia do Opus Dei inaugurará o seu primeiro centro em Fortaleza. Será também o primeiro centro da Obra no Nordeste. Um grande ganho aos católicos fortalezenses,sem dúvida. Como admirador do Obra, fico feliz em ver uma entidade católica tão séria e respeitável em atividade permanente em minha cidade. Que ela prospere bastante por cá!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Minha volta II

Fui a Portugal... e já voltei! É, foi uma viagem propositadamente curta, com o intuido de pôr um ponto final em certas coisas, mas foram bem menos do que eu desejava e necessitava os pontos finais postos. Enfim, calhou assim, mas não devo me queixar tanto, uma vez que outras oportunidades se me abriram. Bem, toca agora aproveitá-las e fazer o meu melhor, não?

Não postei nada durante minha estadia em Coimbra por falta de disposição, principalmente, mas também devido à correria que foi a minha vida. Eu já sabia que assim seria, por isso nem me surpreendi. Aliás, eu pensava antes que a agitação seria ainda maior.

Cheguei em Fortaleza no início da noite do dia 06 de Outubro, e já na manhã da passada Quarta-feira tive uma viagem para fazer. Salvador. Fui à capital baiana para o casamento de um primo com uma moça de lá. Vão morar em Londres brevemente. Aproveitei e passeei um pouco da cidade (que eu não conhecia, como aliás não conheço boa parte do Brasil - vergonha, eu sei).Cerimônia do casamento,praia, acarajés, Elevador Lacerda, Pelourinho, etc. Disso foram feitos meus dias até domingo. Mas já estou de volta à luta!