quinta-feira, 6 de agosto de 2009

INÍCIO

Inicio esse blog como parte de grandes mudanças que estou a operar em minha vida: meu retorno ao Brasil, minha maratona por concursos públicos, busca por estágios e empregos, etc. Mas, no caso do blog, ele responde tanto a uma questão de esgotamento quanto de redireção de minha vida intelectual. Explico.

O Nova Mensagem, meu antigo blog, estava esgotado fazia já um tempo. Estava antigo, e havia mudado muito desde quando eu o criei. Mudou, obviamente, porque eu mudei muito de Setembro de 2005 até o presente, passei por fases, apreciei idéias e pessoas as quais hoje já não, resgatei aspectos da minha vida que permaneceram na penumbra por anos, tomei decisões, amadureci. Senti, então, que era hora de, baseado nessas experiências, recomeçar as coisas noutro lugar.

Minha vida intelectual tem mudado bastante também. Eu já fui olavete aguerrido (deixei de o ser há um tempo, embora siga admirando bastante o filósofo Olavo de Carvalho), anarcocapitalista, católico não-praticante, mazombo, etc. Sei que nem tudo isso pode ser considerado exatamente como "posturas intelectuais", mas influíram muito no meu modo de pensar e de ver as coisas. Eu também queria abarcar o "mundo do saber" todo de uma vez. Hoje estou cada vez mais focado no Direito (minha licenciatura), na Filosofia (antiga paixão) e na Teologia (nova paixão). A vida intelectual, para mim, cada vez mais se configura como uma vocação que não cessa de me chamar, e não como uma frase feita. Algo que deve ser encarado com seriedade, mas também com amor. É um dos meus projetos de vida.

Daí nasceu o Bios Theoretikos. Significa "Vida Teorética" ou "Vida Contemplativa" em grego, vida essa que os três gigantes da filosofia grega consideravam a mais valiosa de todas. E essa vida eu quero trilhar, da forma mais produtiva e nobre que eu conseguir.

O blog vai se concentrar, além das três ciências de que falei acima, em vários ramos das Humanidades e das artes. Não faltarão também comentários, aqui e acolá, sobre coisas corriqueiras da política, da internet e do resto da vida. E não faltará mesmo uma dose de humor, que não prejudica em nada a ninguém.

Por ora creio que é tudo. Apreciem!