quinta-feira, 20 de agosto de 2009

IURD strikes again

Brasil: Igreja Universal do Reino de Deus suspeita de lavagem de dinheiro
IGREJAS
2008-06-02

São Paulo, 02 Jun (Lusa) - A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está a ser investigada pelas autoridades brasileiras por suspeitas de branqueamento de capitais, envolvendo empresas suas, noticia hoje o jornal Estado de São Paulo.

Para fugir ao fisco (Receita Federal), a Igreja terá remetido divisas para o estrangeiro, que eram posteriormente recambiadas para o Brasil e aplicadas em empresas controladas pela IURD, segundo a investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), relatada no diário brasileiro.

A IURD tem como grande fonte de receitas o chamado "dízimo dos fiéis" - 10 por cento do rendimento mensal de cada um dos crentes.

A mesma fonte adianta que a Justiça de São Paulo já decretou o levantamento do sigilo bancário e fiscal de empresas e pessoas acusadas de participar no alegado esquema de branqueamento de capitais.

Existente há 20 anos, a IURD está presente actualmente em 172 países.


Não creio que exista muito mais a comentar sobre mais esses indícios de falcatruas na IURD. Como se não bastasse sua pitoresca "Teologia da Prosperidade" (que será comentada em momento oportuno), esta seita já se envolveu em diversos escândalos financeiros e problemas no convívio com outros grupos religiosos, em especial, com a Igreja Católica Apostólica Romana e as Assembléias de Deus. Lembram-se do pastor von Helder, nos anos 90, chutando a imagem de Nossa Senhora Aparecida num programa da TV Record, TV essa propriedade da IURD? Sabem dos diversos incidentes ocorridos em Matosinhos e Póvoa do Varzim, Portugal, relativos à compra de salas de espetáculos para serem transformadas em templos? Nos casos ocorridos em Portugal, houve mesmo confrontos físicos entre as partes da contenda.

Não tenho dúvidas de que o poder de que desfruta a IURD não seria possível sem sua retórica rasteira e sua Teologia da Prosperidade. A IURD é e sempre foi radicalmente sedenta por dinheiro. E essa avidez pelo vil metal não deixa lá muito espaço para Deus.

Espero que o mais novo escândalo faça com que muitos reflitam sobre a falsidade e os perigos desta seita, a ela não adiram ou, se lá estão, que saiam e procurem o quanto antes a verdadeira Igreja.

Sem comentários: