quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Qorpo Santo, para quê?

O retorno de Qorpo Santo

Quatro anos depois da primeira apresentação, o Grupo Imagens de Teatro reestreia "Dr. Qorpo". O espetáculo é inspirado na vida e na obra do dramaturgo gaúcho José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), autodenominado Qorpo Santo, criador de imagens surreais. Para muitos críticos teatrais, o autor é considerado o pai do "Teatro do Absurdo" no Brasil

Em 2006, quando eu ainda era leitor do Janer Cristaldo (something I cannot de proud of, I assume), resolvi conhecer a obra de Qorpo Santo, autor que ele muito elogiava e que chegava mesmo a considerar superior a Machado de Assis. Peguei uma colectânea de suas peças na biblioteca pública da minha cidade e li 5 das várias do volume.

Não sei como pude aguentar ler tantas, pois eram péssimas. Segundo comentários, tratam-se de histórias bem humoradas e de alta qualidade, mas o que vi ali foi um vazio total: nenhum tema relevante, nenhum personagem marcante, nenhuma utilização marcante da língua portuguesa e, nem mesmo, nenhum humor digno de nota. Nada. Ali percebi que estava diante de um dos escritores mais vazios (se não o mais) da literatura brasileira.

Por isso me surpreeendo com essa matéria do Diário do Nordeste. Para que reencenar Qorpo Santo? Tem coisa muito melhor para o tablado por aí.

Sem comentários: