terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desperdício e Insensatez

Pode parecer banal, mas isso chamou-me a atenção.

Na manhã de sábado, fui comprar pão, presunto e queijo para o café-da-manhã. Nada de mais. Como de hábito, insisti para que a funcionária do supermercado cortasse o pressunto para que ele ficasse bem fino (o melhor que há), pelo que ela me olhou com certo enfado. Ao ver que tinha posto mais presunto no pratinho do que eu havia pedido, retirou o excesso e, pura e simplesmente, o jogou na lata de lixo. Isso mesmo: na lata de lixo.

Fiquei boquiaberto com isso e acho que ela percebeu meu olhar surpreso, mas nada disse. Calado, peguei minhas compras e fui ao caixa.

Como alguém faz uma coisa dessas assim, sem mais nem menos? Será que ela não pensou, por um momento sequer, que estava ali mesmo destruindo, sem a menor necessidade, uma mercadoria que poderia ser vendida para outro? Será que não se lembrou de tanta gente que morre de fome ou se alimenta mal em nossa cidade, enquando ela desperdiçava comida? Que ética é essa?

Aquilo me pareceu uma enorme insensatez, uma brutal falta de sensibilidade para com os que passam fome, um dano totalmente despropositado a uma propriedade privada. Não entendo mesmo isso.

Enfim, queria mesmo fazer este desabafo, não fazer um sermão ou um tratado moral. Se isso servir para sinalizar a alguém como tal atitude é errada, já fez muito e me dou por satisfeito.

Sem comentários: